Nos dias 20, 21 e 22 de outubro rolou o Fórum de RH 2020, evento promovido pela Live University, para trazer as últimas tendências da área e ações para tornar as atividades do setor cada vez mais estratégicas. Contamos com a presença de grandes empresas como Kenoby, Gupy, Bayer, Levee e mais.
Separamos alguns momentos chave do evento para você que não conseguiu acompanhar ou quer relembrar como foi. Confira!
O ano de 2020 tem sido difícil para todos. Líderes, colaboradores... Independente do cargo, todos têm enfrentado um cenário diferente do habitual onde trabalham. No painel “A importância do bem estar dos colaboradores dentro das organizações” algumas práticas para promover a saúde mental em um ambiente harmônico foram compartilhadas por Anderson Hass, Gerente Sr. de Employee Experience na Cogna Educação e Daniel Kobata, Diretor de People Operations na Creditas.
Para Daniel “Cuidar das pessoas traz uma relação diferente da empresa com o colaborador. Quando ele leva cuidado, empatia e acolhimento por meio de estratégias, as pessoas retribuem com engajamento no trabalho. Acredito que isso traz novos talentos e reforça a importância do employer branding em toda e qualquer empresa”.
Anderson também compartilha um pensamento similar “Precisamos minimizar ao máximo os problemas que teremos no ambiente de trabalho. Na Cogna procuramos oferecer uma experiência agradável desde o primeiro dia do colaborador na empresa e até mesmo com benefícios que ajudem eles na vida pessoal”.
Para complementar o tema, também tivemos a palestra da Levee – patrocinadora do evento – sobre “Como revelar e engajar o candidato mais produtivo” com Jacob Rosenbloom e Márcia Costa. Os executivos compartilharam o papel da liderança na criação de uma cultura de inovação por meio da tecnologia, importância da jornada do candidato no engajamento de colaboradores e demais pontos de atenção pertinentes para as empresas.
Em relação aos impactos da crise na área de Recursos Humanos, Ricardo Rios, HR BP Latin America na Coty, trouxe em sua palestra “Gestão de Crise: por onde devo começar?” os primeiros passos fundamentais para lidar com uma crise de forma eficiente. De acordo com o profissional, é preciso, antes de tudo, formar um comitê para trabalhar as ações que serão feitas para passar por esse período. “Limitar o número de pessoas participantes com perfis complementares e manter um ritual de comunicação entre membros do comitê são decisões fundamentais para ter sucesso na articulação das ações”.
Outro tema muito pertinente para a área foi o uso de Inteligência Artificial para contratar. Em mais um debate polêmico, os profissionais envolvidos trouxeram suas opiniões profissionais sobre a adesão dessa tecnologia para o setor. Para Marco Aurélio, Chief Human Resources Officer na Volskwagen Brasil, “Quando falamos de Inteligência Artificial no Brasil, passamos por uma realidade em que seria mais inteligente automatizar os processos, mas dependendo da realidade da operação da empresa é possível usar soluções mais sofisticadas para ir além. Para aquelas que apostam na IA para recrutar e fazem isso com ética e profissionalismo, certamente é um ótimo negócio!”.
A importância do lado humano na tecnologia também foi ressaltado por Bianca Ximenes, Product Manager de Inteligência Artificial na Gupy. “Ainda que a Inteligência Artificial consiga dividir os dados em clusters para avaliar a aproximação cultural do candidato com a empresa, por exemplo, a interpretação carece de um especialista. O psicólogo vai dar sentido para o que os dados querem dizer. A participação humana é fundamental!”
Para finalizar o evento, William Juliano, professor na Live University, compartilhou o verdadeiro significado da Transformação Digital e desmistificou paradigmas comuns relacionados ao tema. Para ele TD é como a empresa pensa digitalmente, entendendo como o negócio deve mudar e crescer nos dias de hoje.
O profissional ainda complementou dizendo “Para ela realmente ser adotada pelas empresas, o fator humano tem um peso indispensável para fazer essa mudança acontecer! A partir daí entra o Change Management que trata todos os aspectos da mudança, cobrindo os impactos reais no negócio e seus benefícios para o acionista”.
Esse foi mais um Fórum de RH 2020 da Live University! Repleto de debates e palestras incríveis com os profissionais que estão fazendo a diferença e mudando o rumo do setor para os próximos anos. Voltamos em 2021 com mais insights para você aplicar transformar a sua gestão! Até a próxima.