O Jobhunter é um profissional contratado por uma pessoa física que busca recolocação no mercado de trabalho. Muito mais do que simplesmente encontrar um emprego, cabe ao jobhunter a missão de compreender de forma profunda a personalidade e aspirações do candidato, para encontrar o local ideal. É preciso que a vaga corresponda tanto às habilidades quanto aos objetivos buscados.
Já o Headhunter trabalha exclusivamente para as empresas. Nesse caso, as companhias procuram esse profissional para que ele encontre o candidato perfeito para as vagas que são oferecidas.
Nos últimos dois anos, esse mercado sofreu grandes adaptações com a migração para os processos online. Já é comum vermos um profissional ser contratado sem nunca ter estado fisicamente na empresa. “Essa mudança vem acontecendo. Eu coloquei um profissional em janeiro que vai trabalhar nos próximos dois anos online”, comenta Maria Emília Leme, Jobhunter na MELL Coaching e Desenvolvimento.
Outra grande mudança do setor é a necessidade de realmente combinar os valores da empresa com o profissional contratado. Já se foi o tempo em que as pessoas olhavam apenas para o salário. A forma como a companhia trata os colaboradores, como se posiciona diante de certas questões, são levadas muito em consideração.
Passamos a maior parte do nosso dia útil no ambiente de trabalho. Ele está diretamente ligado à qualidade de vida. Não à toa, grande parte dos problemas de stress e saúde mental estão ligados ao dia a dia da vida profissional. Por isso, vale a pena fazer uma boa pesquisa antes de se candidatar a uma vaga, pode demorar um pouco mais, mas certamente trará grandes benefícios.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra