A palavra trabalho tem sua origem no latim tripalium, termo que era utilizado para nomear um instrumento de tortura. Mais especificamente, uma ferramenta que os agricultores faziam uso para bater trigo, espigas de milho e esfiapar linho.
Durante a história da humanidade, não à toa o emprego foi sempre enxergado como algo ruim, mas necessário para garantir o sustento. Porém, a cada dia que passa, as gerações atuais encaram o ofício com um olhar completamente diferente.
“As novas gerações estão ligando menos para o salário. É claro que dinheiro é importante sim, mas ele sozinho não é o que traz impacto para a sua vida profissional. O significado de trabalho não precisa ser algo desastroso”, explica Carolina Okubo, Consultora de Carreira na PraCarreiras.
Especialmente no Brasil, esse é um assunto muito importante. Estamos no país que mais sofre com depressão e ansiedade causados pela vida profissional. Diante desse cenário alarmante, quais serão os fatores que contribuem para esse resultado?
Podemos citar o fato do brasileiro ser um dos povos que mais utiliza internet e redes sociais. Essa comparação constante, além do acúmulo de informações, favorece distúrbios como a depressão.
Além disso, temos no país uma cultura de “ser escolhido” e não de “escolher”. Quando o assunto é trabalho, ainda vivemos com a visão de que apenas o fato de ter um já é considerado lucro. Imagina poder escolher onde se quer trabalhar? Para uma nação que vive ainda resquícios tão fortes de uma escravidão mental isso é algo muito distante.
Fora isso, temos o fato de que, em sua maioria, a liderança no Brasil é muito estimulada para o desenvolvimento técnico, e não para o relacionamento humano. Não à toa, quase 90% dos pedidos de demissão aqui ocorrem por causa do gestor e não da empresa.
Para mudar esses pontos, é extremamente importante investir em autoconhecimento. É preciso entender a importância de se encontrar na atividade profissional.
No LiveCast#80, os hosts Henrique Gasperoni e Alex Leite conversaram com Carolina Okubo, Consultora de Carreira com 10 anos de experiência e estrategista de carreira com uma metodologia em dois pilares: venda pessoal e tecnologia em ferramentas com LinkedIn, Gupy e Vagas.
Clique aqui para conferir o episódio na íntegra!