Podemos definir as metodologias ágeis como um conjunto de técnicas que auxiliam a acelerar as entregas de um projeto.
O fracionamento do objetivo final em pequenos ciclos, permite a correção rápida de possíveis erros. Além disso, é possível recalcular as rotas quando necessário, o que facilita os processos internos.
Existem diversos tipos diferentes: Scrum, Lean, Kanban, Smart… Cada um com suas particularidades, que podem inclusive, trabalhar de forma conjunta.
Muita característica das empresas de tecnologia, esse tipo de estrutura costuma encontrar barreiras em companhias mais tradicionais e centenárias.
Porém, após a pandemia, muitas organizações que jamais adotariam o sistema home office, por exemplo, tiveram que rapidamente se adequar a um novo estilo de trabalho.
Isso abriu portas para novas formas de organização, o que permitiu a várias delas testarem também outras metodologias.
É claro que o processo de adaptação não é fácil. Qualquer tipo de mudança como essa passa por uma adequação da cultura, o que depende, e muito, da adesão dos colaboradores.
É nesse momento que entra a importância do profissional de recursos humanos. Cabe ao setor pensar e estratégias para envolver as equipes, e auxiliar a liderança na implementação desse novo projeto.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra