Nos últimos anos as inovações tecnológicas transformaram a atuação de diversas áreas, e o RH é uma delas. O setor assumiu uma posição estratégica, apropriando-se da tecnologia para ganhar produtividade e economizar tempo em atividades operacionais.
Nesse contexto, a equipe de R&S passou a utilizar o recrutamento digital para melhorar a forma de identificar e selecionar os melhores candidatos. Continue lendo o artigo para entender o que é recrutamento digital e como ele pode transformar o processo de Recrutamento e Seleção da sua empresa!
O recrutamento digital é um modelo online de contratação, ou seja, durante o processo não há contato presencial com o candidato. Todas as etapas são feitas à distância em que a empresa apropria-se de softwares e ferramentas para realizar todo o processo seletivo.
Por que perder horas lendo inúmeros currículos se uma automação pode fazer isso por você? Recrutar digitalmente requer um software para escolher os candidatos aderentes à vaga, aplicar testes de avaliação, enviar feedbacks em larga escala, entre outras funções.
No momento de escolher um esteja atento as funcionalidades que ele oferece. Os produtos divergem entre si, mas as melhores opções sempre terão recursos que automatizam o processo de contratação e reduzem o tempo para preencher uma posição. Depois de alguns orçamentos você saberá qual deles melhor atende suas necessidades!
E não para por aí. Os recrutadores também precisam de plataformas virtuais que integrem o candidato à empresa, como Go Brunch, Zoom, Google Meet, entre outras.
Segundo pesquisa de Deloitte, 73% das empresas consideram o RH digital como algo importante. Esse percentual é maior na América Latina, o equivalente a 81%. Tá esperando o quê para transformar o seu RH também?
Em um momento que a taxa de desemprego chega a 13,3% no Brasil, é normal receber uma enxurrada de currículos independente da vaga. Embora o volume seja alto, os softwares de RH fazem a análise do perfil e eliminam aqueles que não atendem as expectativas da vaga. Eles também contribuem para as contratações às cegas, já que avaliam ignorando idade, gênero, raça, entre outros vieses.
Apesar de o software contribuir significativamente para o trabalho do recrutador, a automação não vai fazer o trabalho sozinho! Após as etapas virtuais observe com muita atenção as softs skills, ou seja, competências comportamentais. Hoje em dia a bagagem técnica não basta para contratar um colaborador, até porque elas são mais fáceis de serem desenvolvidas do que as habilidades subjetivas.
O recrutamento digital veio para ficar e, uma prova disso, é a continuidade das contratações por diversas empresas em um modelo 100% digital. Os unicórnios – empresas avaliadas acima de US$1 bilhão – como Loft, Gympass e Wildlife estão contratando seus funcionários remotamente e todo o processo de onboarding, como primeira reunião de equipe, envio de equipamentos, documentos para início do trabalho são feitos digitalmente. Para as empresas que ainda tinham resistência em manter os colaboradores trabalhando de casa, a realidade agora é outra!
Quando a comunicação acontece somente pelo meio tecnológico, a presença do fator humano se torna um desafio, sendo fundamental estimular os encontros virtuais para que a experiência do candidato continue sendo positiva, ainda que a forma de fazê-lo seja totalmente diferente. Por isso, o desafio para o futuro é transformar a tecnologia no maior aliado para ganhar produtividade e investir tempo em demandas estratégicas.
O novo normal é uma oportunidade de transformar a maneira de trabalhar atuando com novas ferramentas, objetivos de negócio, entre outras mudanças. É preciso uma perspectiva de trabalho diferente, compreender que técnicas obsoletas – que antigamente davam resultados satisfatórios – já não suprem mais as necessidades atuais.
Pronto para agilizar suas contratações? Se você quer entender melhor sobre recrutamento à distância, participe da palestra de Luana Horchulik, diretora de Gente e Performance da Kenoby, sobre “A covid-19 e as contratações à distância. Esse modelo de recrutamento veio para ficar?” no Fórum de RH da LiveU.
Reunimos os maiores profissionais da área para discutir carreira, liderança, estratégias para a área, tendências, futuro do mercado de trabalho e mais! Vai perder? Clique na imagem abaixo e confira a programação completa que preparamos para você nos dias 20 e 21 de outubro.