Blog - RH

Planejamento estratégico de RH

Written by Viviane Burdinski | Oct 13, 2021 12:00:44 PM

“Se eu tivesse perguntado às pessoas o que elas queriam, elas teriam dito cavalos mais rápidos”. Essa frase emblemática, atribuída a Henry Ford, traz uma reflexão muito importante quando falamos em um RH mais estratégico. 

Compreender a oportunidade que existe por trás da mudança, é extremamente importante quando pensamos na transformação da função do departamento de recursos humanos. Porém, para ir além da expectativa, como sugere o Henry Ford, é necessário primeiro, cuidar da base da pirâmide. 

Alinhar o básico

 

Conseguir apoiar o seu cliente no headcount da estrutura dele, ou nas manutenções de sistemas que ficarem sob a sua responsabilidade, por exemplo, são atividades operacionais básicas. Elas precisam estar muito bem alinhadas para que seja possível dar um próximo passo. 

A capacidade de uma adaptação rápida à mudança (um exemplo é o que vivemos no último ano com o Covid), também se mostra como um passo importante. Entretanto é preciso lembrar que fazer o básico e ter uma capacidade acelerada de transformação não é ter um RH estratégico. “Muitas empresas e profissionais param por aqui. Assumem que isso é ter um RH estratégico, mas vai muito além disso", afirma Solange Pace, HR Manager na Sanofi. 

Dentro dessa perspectiva, podemos dividir o RH estratégico nos seguintes pilares:

Visão estratégica do negócio - Empresa em sua totalidade, foco no crescimento e rentabilidade, entende o modelo de negócio.

Análise de Dados- Utilizados para a tomada de decisão.

Digital - Mindset digital, utiliza sistemas inteligentes, investe em TI.

Agente de Transformação - Modula a cultura da empresa. 

Para ir além, é necessário quebrar a expectativa do cliente e mudar o mindset. Isso exige uma conexão profunda com a estratégia e os desafios da empresa. É preciso se familiarizar com outros cenários como a economia, política e até cultura que regem o negócio. E aí sim, conseguir se posicionar de forma provocativa. Ou seja, é você que vai provocar uma mudança, identificando riscos e oportunidades que provavelmente o seu cliente ainda não havia percebido. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra!