Se você tem 30 anos ou mais, provavelmente já ouviu falar em plano de carreira, inclusive se baseou nele na hora de escolher as empresas em que gostaria de trabalhar. Realidade completamente diferente para quem pertence a geração Z (pessoas nascidas, entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010). A forma de enxergar a carreira profissional varia muito de acordo com cada geração.
Se para os baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964) existe uma extrema fidelidade ao local de trabalho, visando uma ascensão profissional; na geração Z o que encontramos são pessoas completamente realistas e competitivas. Nesse caso, a carreira é o propósito, não importando muito em qual empresa ela irá se desenvolver. São extremamente desapegados e valorizam a agilidade e flexibilidade.
Já para a geração Y (nascidos nos últimos anos da década de 1970 até o início da década de 1990), existe uma valorização das experiências. Constituir uma família não é considerado prioritário. Primeiro vem a necessidade de viver diferentes experiências. São pessoas mais abertas a oportunidades, buscam valorização e costumam ter múltiplas carreiras.
Portanto, para as novas gerações, o plano de carreira tradicional é algo que não faz mais sentido. Nesse caso, é muito mais interessante falar em trilha de carreira. Nessa modalidade, o foco é o colaborador e não o setor em que ele atua. “É muito mais interessante estar em ambiente corporativo em que você consegue transitar por carreiras diferentes do que pensar que só porque você iniciou sua carreira em RH vai ter que ficar sempre em RH”, afirma Patrícia Rosado Diretora de RH na Bamin.
Fica cada vez mais clara a tendência de tirar o foco da empresa. Os profissionais estão se apropriando das suas carreiras e entendendo que o local de trabalho atua como um apoiador para que ele possa desenvolver o seu potencial. Ter o colaborador como protagonista muda completamente a atuação do setor de Recursos Humanos. É necessário se atualizar para que o mundo corporativo possa oferecer o melhor ambiente para essa nova geração.
Clique aqui para conferir palestra na íntegra!