Não há dúvidas da importância do RH para as empresas. Assumindo um papel cada vez mais estratégico, a área tem o peso de influenciar diretamente no desempenho e competitividade do negócio. O momento de incertezas que vivemos reforça ainda a necessidade de um RH protagonista, focado em desenvolver melhorias, aproveitar oportunidades e assegurar a produtividade e engajamento dos colaboradores.
O Fórum de RH será realizado nos dia 20 e 21 de outubro no formato online, e reunirá os melhores especialistas do Brasil para tratar de temas altamente relevantes para os profissionais, como automação do RH, Agilidade, Jornada do Consumidor, tendências tecnológicas e mudança de mindset.
No contexto da pandemia, as discussões que estão em alta como Recrutamento à distância, os desafios do home-office, saúde emocional dos colaboradores e a produtividade da equipe também serão explanadas no encontro online. Os palestrantes comentaram sobre esses assuntos e deram alguns spoilers sobre o Fórum de RH. Acompanhe!
O RH é a área responsável por cuidar do maior valor de uma empresa: as pessoas. Por isso em um momento onde estamos com nossa integridade física e mental em xeque, é de supra importância assumir seu papel de protagonista. É preciso ser conexão e estrategista para manter a empresa onde atua com alto desempenho, além de assegurar que os colaboradores estejam seguros, em todos os sentidos desta palavra, e engajados.
Mesmo neste momento de incerteza, assumir este papel é desafiador, mas também existe uma enorme oportunidade de inovar a área de RH. Na minha palestra, falarei sobre esta inovação e desafio com o recorte em R&S que é um dos primeiros passos da jornada do colaborador e, em muitos casos, o primeiro contato de um possível cliente com a sua empresa.
Um modelo de RH Ágil é protagonista na geração de alto valor agregado para nossas pessoas, clientes e marca empregadora. Em um contexto de mudanças exponenciais, o foco no fortalecimento de uma cultura organizacional que visa adaptações rápidas às mudanças e viabilize um ambiente de confiança, flexibilidade e inovação, se faz essencial para a diferenciação da vantagem competitiva das organizações.
Na palestra, Nathalia abordará a jornada de transformação do RH da Bayer no Brazil como protagonista na transformação de uma cultura voltada para geração de alto valor agregado, em um mundo de mudanças exponenciais.
A automação dos processos de RH deve trazer benefícios para os colaboradores, em sua jornada na organização, para os gestores na melhor administração das pessoas e para o RH, com mais eficiência e pessoas dedicadas aos temas de negócio e menos a parte transacional.
Mesmo antes da pandemia o Carrefour iniciou seu processo de transformação digital em RH. O roadmap de 3 anos foi iniciado com o desenho da plataforma e a ambição de implantar não somente sistemas reconhecidos de grandes empresas mas também soluções através de HRTechs.
Com a aceleração propiciada pela pandemia, o Carrefour conseguiu obter resultados significativos em um curto espaço de tempo nos processos de R&S, Admissão, Gestão de contratos de trabalho, Treinamento, Suporte aos gestores, entre outros processos relevantes de RH. Será apresentado, neste case, tanto os ganhos nestes processos quanto obstáculos encontrados e as formas de mitigação.
Um dos papéis importantes do RH nessa era digital é ser desafiador. Nós precisamos criar um ambiente organizacional de constante aprendizado e, para isso, temos que desafiar nossos lideres e as suas equipes a fazerem diferente.
Para que possamos nos desenvolver, é preciso correr alguns riscos e acredito que cabe à área de RH incentivar essas atitudes. Não basta darmos o treinamento das metodologias ágeis se não incentivamos a sua prática. Temos que ter coragem para buscar novas alternativas e, para isso, mudar a forma como fazemos “benchmark”. Vamos conversar com pessoas que pertencem a outras “tribos”. Isso é utilizar a diversidade para gerar novos conhecimentos. Nós de RH temos que impulsionar nossos lideres na direção do “desprendimento”.
Durante a minha palestra, dia 20, vou abordar justamente a questão da mudança de mindset e de atitudes, muito mais do que formação técnica, têm o poder de alavancar a sua carreira! Espero por você!
O time de Pessoas tem a missão de desenvolver novos modelos organizacionais, que se adaptem a uma força de trabalho mais moderna, capaz de fornecer skills e desenvolver novas habilidades rapidamente para que as empresas ganhem vantagem competitiva frente às mudanças no ambiente de negócios. Os resultados? Maior competitividade, lucratividade, e crescimento. No nosso papo sobre Org Design 4.0 vamos discutir quais são alguns modelos possíveis para fazer tornar sua organização mais ágil.
Os desafios da liderança sempre foram focados em suportar o desenvolvimento de talentos, alavancando suas fortalezas. Sem dúvida alguma, iremos falar sobre esse papel nesse momento em que estamos vivendo: vulnerabilidade, flexibilidade e empatia!!!”