Blog - RH

Quais as habilidades necessárias para o profissional em um mundo tecnológico?

Written by Viviane Burdinski | Nov 1, 2021 12:00:43 PM

Normalmente, o trabalho é dividido dentro das grandes companhias entre estratégico, tático e operacional. Se pegarmos como exemplo a carreira administrativa, as funções do colaborador se dividiria da seguinte forma:

Operacional - Coleta, organiza, analisa dados e informações. 

Tático- Interpreta e analisa dados e informações; organiza as atividades, negocia com fornecedores. 

Estratégico- Ponte entre o mundo externo e a organização. 

Repare que quanto mais perto do nível estratégico, mais abstrato se torna a forma de trabalho. Consequentemente, temos uma atividade  mais fácil de se realizar de forma remota. Por outro lado, quanto mais próximo do operacional, mais concreto, o que o torna mais difícil de ser realizado remotamente. 

Porém, quando pensamos em substituição da força de trabalho pela tecnologia, a lógica se inverte. Temos investido cada vez mais para produzir máquinas que substituem o trabalho braçal. Assim, vemos que quanto mais no nível operacional, mais provável a substituição pela tecnologia. 

Tecnologia e desemprego

 

Essa análise é muito importante quando refletimos sobre o futuro do trabalho. Levando em consideração que os robôs são utilizados cada vez mais para a força de trabalho física, e o computador para o trabalho executivo, o que nos resta? De acordo com o livro de Domenico de Masi, intitulado O Ócio Criativo, nos restará o trabalho criativo. 

Quando vemos todo esse painel, podemos pensar que a tecnologia gera desemprego. Mas será que isso é verdade? Não é o que afirma João de Queiroz Xavier é Diretor Geral, Consultor de Carreira e Coach da Ricardo Xavier Recursos Humanos, “O que gera desemprego é a economia. A tecnologia não impacta no desemprego e sim na migração do emprego”, explica. 

Se antes vivíamos numa era sem informação, hoje somos sobrecarregados com uma enxurrada de dados e conhecimento. Portanto, pensar no profissional do futuro é compreender as novas necessidades e competências necessárias para o mercado de trabalho. 

A transformação digital trouxe uma nova demanda, que está substituindo o trabalho manual de forma avassaladora. Perceber esse mundo novo e se adequar a ele, é certamente, a fórmula do sucesso para o que vem a seguir. 

Clique aqui para conferir a palestra na íntegra!