Dentro das empresas, os setores operacionais certamente foram os mais afetados pelo momento turbulento que passamos nos últimos anos.
Enquanto os departamentos estratégicos migraram para o home office, onde passaram pelo período de adaptação, os colaboradores ligados diretamente à fabricação de produtos, entregas, etc, precisaram permanecer na ativa, apesar dos riscos.
Para tornar esse trabalho viável, as empresas precisaram se adequar a diversos protocolos de segurança. Além disso, a mudança na própria natureza dos serviços também trouxe alterações significativas.
A alta demanda nos e-commerces, por exemplo, mudaram a forma de separação, embalagem e distribuição de produtos. E a adaptação precisou ser feita em tempo recorde.
Todas essas novidades, somadas às incertezas do momento, mais a divisão das equipes de trabalho, exigiram que profissionais de todos os setores passassem a adquirir habilidades que antes eram inerentes apenas ao departamento de recursos humanos.
A comunicação eficiente se tornou um ponto chave para garantir o sucesso durante esse reajuste de rota forçado. Por um lado, tivemos diversas oportunidades criadas, como a expansão do e-commerce, o cuidado com a experiência do cliente e a adoção de métodos ágeis. Por outro lado, a abundância de informações e acúmulo de funções, podem favorecer a sobrecarga tornando comum a exaustão física e mental.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra