Entendemos por Diversidade, um conjunto de características culturais, biológicas, sociais e econômicas que fazem de cada indivíduo um ser único.
Já quando tratamos de Inclusão, falamos sobre a valorização e inserção de populações que, por questões históricas e sociais, enfrentam barreiras na sociedade e nas empresas.
No contexto de negócios, a diversidade apresenta um desafio quantitativo relacionado à uma questão de representatividade. A inclusão, por sua vez, traz um problema qualitativo, que remete à cultura organizacional.
Para que a temática faça de fato parte dos processos do departamento de Recursos Humanos, é necessário definir como se dá o processo decisório dentro da empresa. Só assim o assunto pode ser abordado de forma estratégica, tática e operacional.
Ter um plano de ação é fundamental, com responsáveis, metas e indicadores de acompanhamento. E isso parte de uma revisão profunda dos processos e políticas da companhia.
Finalmente, é necessário garantir a representatividade nos Comitês de Pessoas, priorizar processos de decisão compartilhados e ter mecanismos que garantam diversidade no pool sucessório.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra