Skip to content

Como incluir D&I na estratégia e processos de RH

Entendemos por Diversidade, um conjunto de características culturais, biológicas, sociais e econômicas que fazem de cada indivíduo um ser único. 

Já quando tratamos de Inclusão, falamos sobre a valorização e inserção de populações que, por questões históricas e sociais, enfrentam barreiras na sociedade e nas empresas. 

No contexto de negócios, a diversidade apresenta um desafio quantitativo relacionado à uma questão de representatividade. A inclusão, por sua vez, traz um problema qualitativo, que remete à cultura organizacional. 

Para que a temática faça de fato parte dos processos do departamento de Recursos Humanos, é necessário definir como se dá o processo decisório dentro da empresa. Só assim o assunto pode ser abordado de forma estratégica, tática e operacional. 

Ter um plano de ação é fundamental, com responsáveis, metas e indicadores de acompanhamento. E isso parte de uma revisão profunda dos processos e políticas da companhia. 

Finalmente, é necessário garantir a representatividade nos Comitês de Pessoas, priorizar processos de decisão compartilhados e ter mecanismos que garantam diversidade no pool sucessório. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

Comments

Fale com a gente no WhatsApp