O setor de recursos humanos mudou muito a forma de recrutar candidatos para as empresas. Em um passado não muito distante, primeiro se anunciava a vaga e o candidato então enviava seu currículo para as corporações. Inicialmente esse anúncio era feito em jornais.
Atualmente, com a chegada da tecnologia e das mídias sociais, esse processo tem ficado cada vez mais digital. Além disso, surge uma preocupação em promover uma experiência agradável para o candidato.
Marcelo Braga, fundador da Reachr Recrutamento, mostra quais pontos as empresas precisam ficar atentas para encontrar as pessoas certas e garantir que o processo seja positivo para quem está concorrendo a vaga: “É preciso conhecer o seu público. Não adianta impactar muito bem as pessoas do Rio Grande do Sul, se você tem vagas para o Espírito Santo. Existe uma falha na comunicação. Essa segmentação é fundamental no processo de contratação”, explica.
Essa forma de pensar, exige também novas formas de atração para potenciais candidatos. Apenas divulgar vagas em aberto já não funcionam de forma tão eficiente quando se busca o melhor colaborador para compor a sua equipe.
A reinvenção do processo de contratação se inspirou em algumas técnicas de marketing digital. Uma das mais utilizadas é a chamada distribuição de conteúdo. Através dessa técnica, a empresa se posiciona como uma fonte de informação através das mídias sociais.
Assim, antes de divulgar uma vaga, se cria primeiro um relacionamento com o candidato. Dependendo do conteúdo distribuído é possível segmentar o público que deseja, atraindo assim um “lead” mais qualificado. Quanto maior o nível de engajamento do público, maior a probabilidade de atrair as pessoas certas na hora de preencher uma vaga para sua equipe.
Após a fase de recrutamento, é importante focar na experiência do candidato durante o processo de seleção. Atualmente em diversos setores (especialmente em tecnologia) existe uma disputa pelas companhias pelos melhores profissionais.
Continuar colocando apenas as empresas como protagonistas é um grande erro. Detalhes como uma comunicação rápida e eficiente, além de valorizar a diversidade entre os colaboradores podem fazer a diferença para conseguir captar os maiores talentos para compor o seu quadro de colaboradores.
Clique aqui para conferir a palestra na íntegra!