Skip to content

Case Olx - Qual o papel do líder do futuro?

Uma pesquisa feita pela consultoria de recrutamento Michael Page em 2019, aponta que oito em cada dez profissionais pedem demissão por causa do chefe. Os principais motivos apontados são a falta de crescimento profissional, falta de feedback e o sentimento de que o chefe não é um líder e não representa uma inspiração para o dia a dia. 

Diante de números como esses, as grandes corporações buscam cada vez mais profissionais com habilidades de comunicação e empatia para cargos de liderança. Para Marcos Rodrigues, Head of Procurement & Cost Efficiency da Olx, a transparência entre a equipe é fundamental. “Nossos liderados tem que estar prontos para receber tanto notícias boas, quanto notícias ruins. A transparência tem que ser radical. Você só cria relacionamento verdadeiro e confiança com as pessoas quando você fala a verdade”, explica.  

Liderança e pandemia

 

Porém, em tempos de pandemia, grande parte dos profissionais passou a trabalhar de forma remota, enfrentando uma série de situações adversas para cumprirem a sua jornada (sobrecarga, espaços inadequados, ansiedade, etc). Isso exigiu ainda mais dos líderes, e novos protocolos e limites precisaram ser criados. 

Dentro da Olx, foi adotado o sistema de pirâmide para a comunicação, onde na base da pirâmide e portanto representando a maior parte dos contatos, se encontram as formas de comunicação assíncrona.  Esse tipo de comunicação é utilizado para distribuir tarefas, comentários em projetos, compartilhar ideias. Para isso, a empresa faz uso da plataforma Workspace do Google. 

A utilização de uma plataforma específica para isso, limita o tempo e o acesso do colaborador. As mensagens são deixadas lá e  quando o funcionário acessá-la, elas serão lidas e respondidas. 

Já artifícios como o WhatsApp e as ligações telefônicas são utilizadas apenas para comunicação síncrona, em situações de emergência que requerem uma resposta imediata. Esse tipo de contato se encontra no topo da pirâmide, ou seja, deve ser utilizado com parcimônia. 

Muitos líderes confundem as formas de comunicação, utilizando ferramentas como whatsapp, que em geral são de uso pessoal, para a base da pirâmide. Isso acaba gerando um clima de pressão e ansiedade, onde não existe uma separação clara entre o que é profissional e a vida pessoal do colaborador. 

Clique aqui para conferir a palestra na íntegra!

 

Comments

Fale com a gente no WhatsApp