Case Siemens: VUCA - O mundo mudou! E como fica sua carreira no novo normal?
O mundo mudou e estamos vivendo num momento histórico de um novo normal. Ivan Ferreira, Diretor de Tax e Customs da Siemens, irá falar um pouco sobre esse assunto e sua visão a partir da experiência na empresa. A Siemens está presente em mais de 200 países e há 115 anos no Brasil. O conceito do novo normal veio forte após a crise de 2009 no mercado financeiro, e hoje se repete com a pandemia do COVID-19. E como ficam as carreiras nesse novo mundo?
O novo normal e o ambiente VUCA
Toda a situação atual acelerou algumas iniciativas que já vinham sendo feitas. Aumenta a importância do uso de ferramentas tecnológicas e de ter um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. É essencial dar atenção à saúde física e mental para ter um bom desenvolvimento na carreira. O uso de mídias sociais foi intensificado para se criar um bom networking na empresa. Transformações geraram impactos em diversas áreas, como na cadeia de suprimentos, nos hábitos de consumo e na relação empregado x empresa.
Vivemos num ambiente VUCA: Volatility (volatilidade), Uncertainty (incertezas), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade). O mundo está em transformação o tempo todo. Assim, a estabilidade que se pensa ter geralmente é imaginária e pode ser abalada a qualquer momento. Precisamos aprender a conviver com tudo isso, buscando ferramentas e habilidades que auxiliem a trabalhar bem esse cenário. É preciso descobrir como ser protagonista e fazer a diferença, seja para a empresa ou no âmbito pessoal.
Trabalhando diferentes skills na carreira
Existem várias formações acadêmicas dentro da área tributária, e esses diferentes conhecimentos podem ser muito válidos no dia-a-dia. É comum existir a dúvida entre ser um generalista ou um especialista. Para Ivan, o ideal é ter uma especialidade, mas buscar ter uma visão mais ampla de todo o cenário, até mesmo em partes não diretamente relacionadas. Isso é muito importante para evoluir na carreira, agregando conhecimentos e gerando mais oportunidades.
Ivan diferencia as ‘soft skills’ das ‘technical skills’, sendo ambas importantes para a carreira, devendo ser trabalhadas em conjunto. Ele ressalta quatro que considera serem as mais importantes para lidar com o novo normal: adaptabilidade, resiliência, visão sistêmica e inteligência emocional. Sobre esta última, fala ainda dos 5 pilares da inteligência emocional por Daniel Goleman:
- Autoconsciência emocional - reconhecer um sentimento quando ele ocorre
- Controlar emoções - lidar com seus próprios sentimentos adequando-os para a situação
- Automotivação - direcionar emoções a serviço de um objetivo
- Empatia - reconhecer emoções nas outras pessoas
- Sociabilidade - habilidade em lidar com as emoções nos relacionamentos interpessoais
Assista à palestra na íntegra - Case Siemens: VUCA - O mundo mudou! E como fica sua carreira no novo normal?
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=Q9CL-4tRTew[/embed]
Comments