Como evitar a burocracia e ter mais agilidade na sua empresa
O departamento de recursos humanos é o setor dentro de uma empresa, responsável pela gestão de pessoas. Cabe ao RH funções como recrutamento, seleção e treinamento. São atividades extremamente burocráticas, e que normalmente envolvem uma metodologia bastante conservadora.
Entretanto, a cada dia que passa, o mercado exige uma agilidade maior. Para isso, é preciso rever alguns conceitos e questionar os processos que vêm sendo utilizados há décadas e já não correspondem aos tempos atuais. “O grande desafio é pensar diferente, imaginar uma forma nova de operar e construir a partir daí. É preciso se apegar a comportamentos novos”, explica Ana Cristina Piovan, HR - Total Rewards Director na Corteva Agriscience.
Dentro dessa revolução, a tecnologia tem um papel fundamental. A transformação digital trouxe ferramentas inimagináveis para o setor. O processo de recrutamento e seleção, por exemplo, que até alguns anos atrás era feito de forma manual, com uma análise mecânica de cada currículo, hoje pode ser feito de forma 100% digital. A internet possibilita a comunicação de forma fácil e rápida com pessoas de qualquer lugar, o que auxilia na procura de talentos específicos.
Outro ponto importante, é o entendimento do papel do gestor em cada departamento. É muito comum que os líderes orientem sua equipe a procurar o RH para soluções que ele deveria resolver. “Principalmente nas empresas tradicionais, o gestor tem no RH todos os processos. O grande desafio foi dizer para esse gestor que o RH é ele”, relata Luciana Ezequiel, Diretora de Recursos Humanos na Maersk. Um exemplo são os feedbacks, que geralmente são demorados e complexos. Ao simplificar esse processo para uma sessão simples de 15 minutos, os coordenadores entendem que podem assumir esse papel sem recorrer a outro setor.
Diminuir esses sistemas burocráticos não é uma tarefa fácil e exige determinação, mas certamente traz bons frutos. Desafogar o Recursos Humanos de uma série de processos retrógrados, auxilia o foco no pensamento estratégico e impulsiona esse profissional a pensar em diversas soluções para melhorar a gestão de pessoas na empresa.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra
Comments