Cultura organizacional - Como definir um propósito para a sua empresa
De acordo com o dicionário Aurélio, a palavra propósito significa Intenção de fazer ou deixar de fazer alguma coisa; desígnio, plano, projeto, vontade. Para uma empresa, ele é fundamental. Apesar de parecer bem subjetivo, na verdade o propósito representa o conjunto de crenças que movem o seu negócio. Todas as suas decisões se baseiam nele, e por isso, é extremamente importante ter de forma clara para todos os seus colaboradores.
Para Maurício Andreatti, Chefe de Recursos Humanos do Grupo Leforte, o propósito vai além da missão: “Existe uma intenção que vai muito além em transformar aquilo que eu entendo como empresa, para as pessoas que estão ao redor que são consideradas clientes ou futuros clientes”, afirma.
Propósito: deve ser definido ou é uma construção?
Mas será que é a empresa que determina o propósito, ou ele é uma construção? “Resgatamos a essência da empresa, ouvindo nossos colaboradores”, relata Lilian Souza, diretora de RH na Telhanorte Tumelero. Muitas corporações têm feito um caminho de desconstrução, ouvindo suas equipes e definindo a sua missão de forma coletiva. Assim se torna mais fácil e tangível a aplicação do conceito no dia a dia de forma prática, passando por todos os setores.
Um dos grandes desafios das corporações é justamente o de conseguir engajar todos os funcionários em prol desse propósito. “Não trabalhamos apenas na declaração do propósito, e sim na cultura organizacional. Isso se faz através do desafio nos comportamentos, da análise de qual cultura está conectada com esse propósito” explica Christian Cetera, diretor de RH da General Motors.
De fato, a cultura se materializa através de comportamentos. O engajamento dos colaboradores através de um propósito traz uma série de benefícios que podem ser notados muito além da questão financeira.
Clique aqui para conferir o debate na íntegra!
Comments