Humor é coisa séria: como a HumorLab usa a diversão a seu favor
O que é a felicidade? Essa é uma das questões que intrigam a humanidade há milhares de anos. No livro A fórmula da Felicidade, o autor Mo Gawdat fala sobre a associação entre esse sentimento e a linha do tempo (passado, presente e futuro).
Repare como a ansiedade e depressão sempre estão associadas ao passado ou ao futuro. Sofremos pelo que vivemos, ou pelo que ainda iremos viver. Por outro lado, a felicidade acontece apenas no presente. Dificilmente algo que já aconteceu nos mantém nesse estado de espírito por muito tempo.
Exercitando a gratidão
Uma forma muito inteligente de trazer a felicidade do passado ao presente é a famosa gratidão. Esqueça o papo transcendental de “gratiluz”. Aprender a agradecer é uma maneira cientificamente comprovada de quebrar um momento de tristeza.
Outra saída em situações de muita angústia é procurar algo que te faça rir. Pode ser um simples vídeo de bebês gargalhando na internet. É um processo fisiológico: rir aumenta a oxigenação do sangue, diminuindo os níveis de cortisol, o que consequentemente abaixa o seu stress.
Viver a vida de forma leve traz diversos benefícios. E ser mais feliz é uma questão de escolha. A vivência constante do mau humor acaba se transformando em personalidade e, quando vê, você vira o velho ranzinza da sala.
Por isso, mude a lente. Tenha uma mente mais flexível. Acrescente pequenos momentos de break ao longo do dia, force a risada no início. Em pouco tempo você já verá os resultados.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra
Comments