RH: como revelar o candidato mais produtivo
De acordo com o Ministério da Economia, foram abertas 142.690 oportunidades de emprego com carteira assinada no Brasil. Para preencher essas vagas, os setores de Recursos Humanos das empresas travam uma verdadeira batalha em busca do melhor candidato. Durante essa jornada, a tecnologia pode se apresentar como um grande aliado. Os benefícios são inúmeros e vão além da simples automação do processo. Facilitar o acesso de candidatos em situação vulnerável às vagas, por exemplo, é um deles.
Quais as vantagens de utilizar a tecnologia?
Para Márcia Costa, Conselheira da Levee, a utilização da I.A (Inteligência Artificial) na escolha de um candidato, ajuda a tornar o processo mais justo. “Quando deixamos isso nas mãos de humanos, é natural que a pessoa utilize afinidades pessoais para a escolha. Quando existe um mesmo processo, temos uma equidade que permite a disputa e engajamento em condições iguais para todos”, declara.
Já para os colaboradores responsáveis pela contratação, a transformação do processo através do digital diminui muito o trabalho burocrático, conseguindo enxugar de 14 etapas (desde a divulgação da vaga até a contratação) para apenas 4. Com isso, o profissional de RH consegue focar na experiência do candidato, tornando mais simples a construção de um ambiente de trabalho agradável e saudável para todos.
Além disso, com a pandemia, o setor ficou muito mais em evidência e a tecnologia passou a exercer um papel ainda mais importante. De acordo com Jacob Rosenbloom, CEO e Fundador da Levee, neste contexto a ferramenta pode entrar de duas maneiras diferentes. “A tecnologia pode de fato auxiliar a empresa a contratar pessoas melhores, o que leva a empresa e o setor de recursos humanos para outro patamar; ou pode focar em simplesmente replicar o trabalho do recrutador. Essa é uma forma egoísta de utilização. Quem disse que a área de recursos humanos já estava encontrando as melhores pessoas?”, provoca.
De fato, vivemos em um novo momento e a visão do setor de RH precisa acompanhar a sociedade. Como se desenvolver para contratar uma geração que não tem currículo, por exemplo? Que já nasce dentro da tecnologia? Que entende o mobile como uma forma legítima de comunicação? Esses são apenas alguns dos desafios que os profissionais dessa área terão que enfrentar nas próximas décadas.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra!
Comments