Skip to content

Colaboradores felizes, trabalho produtivo! A importância do bem estar dentro das empresas.

Leandro Moura, Gerente de Customer Success na Creditas, irá mediar este debate entre Anderson Hass, CEO Manager da Cogna, e Daniel Kobata, Head de People também na Creditas. O foco será entender o ambiente de trabalho, a importância do bem estar dentro das empresas e como estas podem ajudar seus colaboradores. Anderson afirma que “nosso maior desafio é criar soluções para manter as pessoas cada vez mais felizes, engajadas e produtivas no dia-a-dia para que isso se reflita no serviço prestado”. 

 

A importância do bem-estar dentro da empresa

 

Eles falam também da importância do bem estar dos colaboradores. Anderson lembra que problemas fazem parte da vida, mas a empresa deve sempre buscar reduzir a quantidade de problemas. Além disso, ajudar as pessoas nas suas questões pessoais é muito importante, pois elas acabam se interligando com o trabalho. Essa estratégia de cuidar das pessoas, segundo Daniel, traz uma relação diferente da empresa com os colaboradores. A empresa que leva cuidado, empatia e acolhimento, também é vista dessa forma pelas pessoas, e elas retribuem isso. 

O colaborador deve se sentir compreendido pela estratégia de gestão de pessoas. Isso além de ajudar a atrair melhores talentos, reforça o sentimento de diversidade dentro da empresa. Tudo isso resulta em mais engajamento e uma melhor performance no trabalho. Daniel fala sobre as estratégias de benefícios, que podem ser flexibilizadas e tem uma força de atração muito interessante. Pessoas com perfis diferentes têm necessidades e preferências diferentes, como disse Anderson, e hoje é comum ter várias gerações trabalhando na mesma empresa. O grande desafio seria então como individualizar o atendimento para atender a essas diferentes necessidades dentro da empresa.

 

Estratégias para personalizar a experiência do colaborador

 

A primeira estratégia, afirma Daniel, é ouvir as pessoas. Se conectar com diversas realidades, fazer pesquisas, entender os subgrupos em que se dividem os perfis, e pensar de forma conjunta. Anderson ressalta que a pandemia do COVID-19 trouxe muitas mudanças rápidas, e as empresas tiveram que se adaptar a novas realidades e problemas. Eles falam também do segundo ponto, que seria olhar o colaborador como cliente, sendo objetivo na estruturação de dados relacionados. Investir em people analytics é muito importante para a gestão do RH, para entender quem é o colaborador e do que ele precisa. 

Ambos falam, antes de finalizar, do desafio da empresa de prover uma boa experiência não apenas física, mas hoje também digital. Deve haver uma preocupação, por exemplo, tanto em dar suporte físico para home-office quanto em unificar portais resultando numa experiência mais agradável e funcional para o colaborador. Eles afirmam ser importante ter um olhar humano e individualizado, e um dos desafios é como fazer isso preservando ainda a coletividade. 

 

Assista ao debate na íntegra: Colaboradores felizes, trabalho produtivo! A importância do bem estar dentro das empresas.

 

[embed]https://youtu.be/FdKpGMyULY8[/embed]

Comments

Fale com a gente no WhatsApp