Como fazer uma gestão de equipes eficiente
Você já parou para pensar em qual o seu estilo de liderança? Muitos profissionais, quando buscam se desenvolver para gerir uma equipe de forma mais eficiente, se questionam sobre suas características e como elas interferem na relação com a suas equipes.
As características de uma boa liderança
Porém, para Camila Galucci é Assessora M&A e Expansão Comercial da Vitamina, empresa Chilena de educação infantil, o segredo do sucesso é exatamente o oposto. ''Existem muitos testes no mercado para saber que tipo de líder você é. Mas o mais importante é você se adequar às pessoas que você tem. Não é pensar em como você tem que ser e sim pensar em cada modelo de liderados que você tem'', explica.
Um exemplo é o caso de um colaborador que sabe fazer o seu trabalho, mas não quer fazer. Não adianta adotar uma postura participativa. Nesse caso, você precisa de voz de comando, de direção. Já quando temos o oposto, alguém com muita vontade de fazer mas com pouca capacidade de entrega, não é necessário uma voz de comando tão direta e sim encontrar uma forma de auxiliar naquela tarefa.
Além disso, é extremamente importante compreender qual o verdadeiro propósito da corporação. ''A empresa prega uma coisa linda na sua parede, mas no dia-a-dia não é isso que acontece. Se o propósito está na parede é porque ele não foi internalizado. As pessoas precisam ler porque não vivem aquilo'', afirma Camila.
Já do outro lado da moeda, para o candidato que concorre a uma vaga, a dica é entender os motivos pelos quais você é ideal para aquela oportunidade. Para Camila, o importante é ''não vender a sua experiência, e sim, as suas competências''. Para quem gosta de utilizar ferramentas tecnológicas com o Linkedin, é fundamental compreender o algoritmo. Entenda a lógica por trás da recomendação de candidatos. A plataforma é, antes de qualquer coisa, um business. Portanto, sempre irá privilegiar os usuários que atraírem mais tempo de tempo de tela.
Clique aqui para assistir o episódio na íntegra
Comments