Engajamento, produtividade e stress: Preocupação sobre saúde mental
Eduardo Multari é Diretor de Procurement e Sourcing da Pfizer. Ele irá analisar como a pandemia afetou a saúde mental das pessoas, em aspectos relacionados à engajamento, produtividade e stress ao longo de um ano. Essa análise pode ser dividida em 5 fases psicológicas distintas, sobre as quais ele irá entrar em detalhes.
As 5 fases da pandemia do COVID-19
A fase 1 foi marcada por ansiedade e surpresa. Na fase 2 veio a sensação de incerteza associada a profunda angústia. Na fase 3, uma saturação e o agravamento dos transtornos mentais, que exigem encaminhamentos a tratamentos de longa duração. A evolução psicológica muda de rumo na fase 4, e por fim, a fase 5 envolve o trabalho sobre o trauma e o luto mal elaborado.
Com tudo isso, é incontestável que a saúde mental entre como prioridade. É assim que ela deve ser tratada pelas empresas, pelo governo e pela sociedade. No momento atual, visto que ainda estamos no meio de uma pandemia, Eduardo coloca em perspectiva o fato de que essas fases se transformem num ciclo.
Ele apresenta os motivos de estresse na quarentena, nomeando o medo da infecção, frustração, tédio, informação inadequada e finanças. Os sintomas mais comuns se manifestam como esgotamento, exaustão, estresse, cansaço, entre outros. É chamada a atenção para o fato das pessoas estarem com uma sobrecarga neste período de quarentena. É necessário se dividir para cumprir funções domésticas e do trabalho ao mesmo tempo.
Mantendo a produtividade
Diante dessas dificuldades apresentadas, fica a questão: como manter o engajamento da sua equipe? As variadas sugestões incluem: reconhecimentos de pares online, rodas de conversa, pílulas de conhecimento, atividades off-work, entre outros. Outro tema apresentado é sobre como manter a produtividade durante a quarentena, sendo alguns pontos principais:
- Criar uma rotina
- Conversar com familiares
- Autoconhecimento
- Ocupar as crianças
- Separar um local para trabalhar
- Tirar o pijama
- Definir um horário e fazer pausas
Eduardo finaliza com algumas dicas para os líderes de equipe, como dar atenção para a proximidade com as pessoas, metas claras e indicadores efetivos de performance, diálogo contínuo e uma boa gestão como um todo.
Assista à palestra na íntegra - Engajamento, produtividade e stress: Preocupação sobre saúde mental
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=-Uh3tf9XvBw[/embed]
Comments