Soluções tecnológicas para coleta e análise de dados
O avanço da tecnologia a cada dia abre possibilidades impensáveis para o ser humano. Quando o assunto é coleta e análise de dados então, é impressionante o que conseguimos alcançar. Uma das metodologias para essa prática, é chamada de People Analytics, que como o próprio nome diz, analisa dados voltados para a gestão de pessoas.
Um exemplo de plataforma utilizada para Recursos Humanos, é a oferecida pela Sólides, a maior HRTech do Brasil. São mais de 5 mil clientes, espalhados por 5 países. Vencedora de diversos prêmios no setor como a Top of Mind de RH e a Top 10 from 100 Open Startups, a empresa conta com cerca de 300 colaboradores e é referência em inovação no setor.
Utilizando um processo que, aliado à inteligência artificial consegue fazer os computadores desenvolverem o reconhecimento de padrões ou fazer ajustes de forma automática, chamado de Machine Learning, é possível trazer grandes benefícios para o setor de Recursos Humanos.
O impacto no Turnover
Um exemplo é o Turnover, que traz um impacto em produtividade que chega a 330 bilhões de reais por ano, segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Criar uma gestão que toma decisões de forma mais inteligente, baseada em dados e menos reativa, é fundamental para diminuir esse impacto nas corporações. Apesar de 61% dos profissionais do setor de RH já tomarem decisões baseadas em dados, o processo de coleta e análise dessas informações é fundamental. E é aí que podemos contar com a tecnologia.
Seria humanamente impossível separar, analisar e encontrar padrões em milhares de dados para tomada de uma única decisão. Por isso os sistemas de People Analytics têm um papel tão importante no mundo corporativo. Deixando essa parte nas mãos da inteligência artificial, o profissional pode focar na parte estratégica, o que aumenta a sua produtividade e consequentemente, o lucro da empresa.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra
Comments