Skip to content

Home Office e Produtividade - Como se preparar para a profissão do futuro

Pesquisas apontam que mais de 80% das pessoas que pedem demissão, culpam os chefes pela decisão. Em contrapartida, quase 85% das demissões são justificadas por questões comportamentais e não técnicas. 

A depressão já é considerada como a doença do século. Milhares e milhares de trabalhadores são afastados todos os anos com transtornos mentais, ansiedade, estresse e síndrome do pânico. 

Tecnologia e o profissional do futuro

 

A tecnologia ocupa cada vez mais o seu espaço. Chegando ao ponto de substituir cerca de 50% da força de trabalho nos próximos dez anos. Dentro desse contexto, qual o papel do profissional do futuro? Será que o conceito de home office (tão sonhado antes da pandemia e tão criticado após a experiência do Covid no mundo), manterá o seu lugar nas empresas?

Orlando Pavani Jr, Diretor Presidente da HOLDING PAVANI e Pós Graduado em Medicina Comportamental, aponta para uma diferença fundamental entre a força de trabalho que era exigida antigamente e o que se espera nos dias atuais. “Temos chamado ‘trabalho algorítmico’, onde éramos orientados a ir até a empresa, visivelmente ficando disponível, para as pessoas assistirem você trabalhar. Já no trabalho heurístico, somos orientados ao delivery, à entrega de uma tarefa. Além disso, precisamos estar disponíveis a qualquer momento, não mais para os chefes, e sim para o seu cliente”, explica. 

É importante ressaltar que a modalidade de home office, onde o escritório é simplesmente substituído pela casa do funcionário e todas as outras estruturas de trabalho permanecem as mesmas, acaba se refletindo um meio do caminho. O funcionário continua em um ambiente “algorítmico”, achando que está em um ambiente “heurístico”. Essa confusão acaba trazendo uma série de problemas. 

Para o mundo atual, se torna muito mais interessante falar em anywhere office. Ou seja, a produção do trabalho focado na entrega, que pode ser realizada de qualquer lugar. Não existe aqui a necessidade de ser visto e sim de fazer boas entregas. 

A construção desse novo perfil profissional, certamente precisará de um tempo de adaptação, tanto da força de trabalho, quanto das empresas. Porém, conforme caminhamos para uma sociedade cada vez mais tecnológica, a adaptação a esse novo estilo se tornou fundamental para a sobrevivência no mercado de trabalho no futuro. 

Clique aqui para conferir a palestra na íntegra! 

 

Comments

Fale com a gente no WhatsApp