Como estruturar um processo de contratação eficiente
Não é fácil contratar bons profissionais para uma empresa. Encontrar a pessoa ideal para preencher uma vaga é um processo muito mais complexo do que simplesmente corresponder a uma série de exigências técnicas.
O responsável dentro do setor de recursos humanos por essa atividade, precisa se enxergar como um verdadeiro ''arquiteto de vagas'', um estrategista. Antes de determinar quais métodos serão utilizados no processo de seleção, é necessário, além de saber a faixa salarial, compreender qual a hierarquia da sua estrutura organizacional (vertical, plana, lean marketing, matricial, tribos, etc).
Métodos de recrutamento e seleção
A partir daí, é possível definir quais os métodos de recrutamento e seleção que serão empregados. Costumam ser mais utilizados:
Testes cognitivos: Medem a habilidade do candidato de entender um problema e resolvê-lo independente de qual seja.
Testes psicométricos: Avaliação de personalidade, evidenciando potencial e aptidões (constância, força de vontade, adaptação, atenção, memória, etc).
Provas técnicas: Medem o conhecimento específico para a área desejada.
Teste prático: Também variam conforme a área.
As provas e testes práticos, trazem uma individualidade muito importante na avaliação do candidato. Algumas companhias adotam processos iguais para vagas de diferentes áreas, que por sua vez, exigem competências e personalidades muito diferentes. De acordo com Adriana Mattos, Especialista em Comunicação e Gestão de Pessoas, algumas empresas ainda erram no básico: '' É preciso primeiro saber exatamente o que a gente está buscando. Dificilmente a gente será assertivo se ainda tivermos dúvida no meio do processo'', afirma.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra
Comments