Skip to content

Estão lhe ensinando da maneira errada, e você nem sabia disso

Que atire a primeira pedra aquele que nunca se sentiu burro durante a escola ou na faculdade. O termo pode parecer um pouco rude, mas é exatamente assim que nos sentimos quando algo nos é ensinado e não conseguimos, de fato, aprendê-lo e conquistar notas satisfatórias nas avaliações.  Se esse foi (ou é) o seu caso, não se sinta só. Até Albert Einstein foi considerado por um professor “mentalmente lento, não sociável e sempre perdido em seus sonhos”. Ele até foi expulso da escola e recusado na Escola Politécnica de Zurique.

Pois bem, alguma coisa não está encaixando aí. Como é possível uma figura conhecida mundialmente como “gênio” não se adequar ao padrão de ensino tradicional? Seria o “pai da relatividade”, no fim das contas, burro? Quando nos deparamos com exemplos como o de Einstein, e pensamos em quantas pessoas já passaram pelo mesmo, é quase inevitável concluir que o mundo não está repleto de gente estúpida, só estão medindo isso de maneira errada.

 

 

As múltiplas inteligências de Howard Gardner

Na década de 1980, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard teve esta mesma percepção e, liderados pelo psicólogo Howard Gardner, publicaram a teoria das Inteligências Múltiplas. Sabe aquele famoso teste de QI? Durante muito tempo ele foi adotado como padrão e utilizado para medir a inteligência de uma pessoa. Acontece que ele é composto por questões que avaliam exclusivamente as habilidades linguística e lógico-matemática, e foi justamente isso que Gardner e sua equipe contestaram.

Para Gardner e seus colegas, a inteligência acadêmica (obtida por meio de qualificações e méritos educacionais) não pode ser o fator decisivo para determinar a inteligência de uma pessoa. Além disso, eles identificaram sete tipos diferentes de inteligência nos seres humanos:

- Linguística;

- Musical;

- Lógico-matemática;

- Interpessoal;

- Corporal-cinestésica;

- Intrapessoal;

- Espacial.

*Posteriormente foram incluídos mais dois tipos de inteligência na lista: a Naturalista e a Existencial.

De acordo com a teoria das Inteligências Múltiplas, os seres humanos possuem diferentes tipos de habilidades cognitivas para atividades específicas, que devem ser igualmente reconhecidas. Para Gardner, Stephen Hawking e Pelé teriam o mesmo nível de inteligência, mas em áreas distintas.

 

 

Método Lexsys

O Lexys é um sistema de ensino criado pela Febracorp Live University, é a sigla para Learning Experience System. Ele tem como objetivo fazer com que os alunos tenham uma forma produtiva de aprender e aplicar o conhecimento. Métodos e aulas tradicionais, pelos quais a maioria de nós passou, não conseguem entregar uma experiência que seja útil para o aluno.

“Eu sempre tirei notas baixas, por mais que eu estudasse, não conseguia ir bem nas provas. Percebi que poderia haver algo errado quando fui estudar na casa de um amigo para uma prova de matemática, eu estudei até mais do que ele, eu sabia mais do que ele, mas mesmo assim ele foi bem na prova e eu fui muito mal. Foi então que eu comecei a perceber que havia diferença entre as pessoas e no modo como elas aprendem. Eu percebi que tinha uma linha de criatividade, diferente da linha de resultado convergente que as escolas exigiam”, comenta Richard Lowenthal, CEO da Febracorp Live University.

O método foi criado a partir da observação de aula e avaliações de feedbacks de alunos, aliados a preceitos teóricos como Andragogia e PNL (Programação Neurolinguística). Foram coletadas aproximadamente 200 mil avaliações sobre as aulas, e a partir de análise estatística destes dados foram identificadas carências e o melhor modo de passar o conhecimento. Eis que nasce o Lexsys!

“Nossa abordagem de aprendizado abrange todos os tipos de inteligência. Por meio do método Lexsys passamos o conhecimento de uma maneira que todos possam absorvê-lo e aplicá-lo nas empresas em que trabalham”, explica Alex Leite, Diretor de Planejamento Educacional na Febracorp Live University.

As aulas aplicadas utilizando o formato de ensino Lexsys são construídas a partir de uma lógica taxonômica didática e uma estrutura visual didática. Ou seja, o método consiste em identificar um problema e construir os conceitos, junto com o aluno, a partir dele. Não se trata de um professor impondo uma verdade e orientando o aluno a decorá-la, mas sim, a partir de uma lógica, professor e aluno construindo juntos a ideia a ser aprendida.  Além disso, nas aulas são sempre utilizados recursos visuais para alavancar o aprendizado do aluno. As aulas com o Lexsys são compostas por cinco passos:

1 – Construção do conceito em uma lógica desenvolvida por professor e aluno horizontalmente;

2 – Passo a passo de como implementar o conceito aprendido;

3 – Exposição de um exemplo para os alunos;

4 – Aplicação com a turma, alunos e professor desenvolvendo uma atividade juntos;

5 – Atividade individual, ou em grupo, feita de maneira independente ao professor.

 

Múltiplas inteligências x Método Lexsys

Como já mencionado pelo professor e diretor Alex Leite, o Lexys foi desenvolvido para atender todos os tipos de inteligência identificados por Howard Gardner. Sendo assim, seja qual for a aptidão do aluno, ele irá absorver o conhecimento e será possível colocá-lo em prática no seu dia a dia. Confira como o Lexsys atende todos os tipos de habilidades cognitivas:

 

Linguística

A inteligência linguística está relacionada à capacidade de dominar a linguagem e se comunicar com outros. Nas aulas da Febracorp Live University, os professores disponibilizam material de leitura para o aluno, além de explicações claras e assertivas sobre os temas. Os alunos também trazem para as aulas, sob orientação dos professores, os termos que usam no seu dia a dia, eliminando uma possível barreira linguística que o uso de termos desconhecidos poderia trazer.

 

Espacial

A inteligência espacial consiste na habilidade de criar imagens mentais, desenhar e identificar detalhes, além de um sentimento pessoal de estética. No método Lexsys, os professores sempre utilizam recursos visuais, como gráficos, templates e apresentações em Power Point. Isso facilita o entendimento por parte do aluno com a habilidade espacial desenvolvida.

 

Lógico-matemática

A inteligência lógico-matemática é a capacidade de realizar operações numéricas e de fazer deduções. Parte das atividades propostas aos alunos é a utilização de planilhas em formato Excel, o que colabora com o aluno com aptidão para números. Além disso, os conceitos nas aulas são construídos por meio de lógica de causa e consequência, fazer e provar quantificações e hipóteses.

 

Interpessoal

A aptidão interpessoal é a capacidade de entender as intenções e os desejos dos outros e, consequentemente, se relacionar bem em sociedade. No momento de aula em que há a co-construção do conceito, os alunos devem ouvir problemas que ocorrem nas empresas dos colegas de sala, quais as motivações e obstáculos que enfrentam, e como se sentem em relação a isso. Além disso, ao final são propostas atividades em grupo, nas quais os alunos precisam interagir entre si para construir uma solução. Para os alunos com habilidade interpessoal desenvolvida, esses são os momentos de maior aprendizado.

 

Corporal-cinestésica

Essa inteligência consiste na utilização de habilidades motoras do corpo para utilizar ferramentas, expressar opiniões e concluir atividades. No passo cinco do Lexsys, o da construção de atividades, o aluno é incentivado a utilizar materiais impressos, construir dashbords, colar post-its nos vidros e nas paredes, se movimentar pela sala, trabalhar em pé, desenhar na lousa, entre outras atividades. Essa movimentação facilita o aprendizado de quem possui a aptidão corporal-cinestésica.

 

Intrapessoal

Inteligência Intrapessoal consiste na inclinação para se conhecer e usar o entendimento de si mesmo para alcançar certos fins.  O primeiro passo dos “5 steps” aplicados no método Lexsys é a co-construção do conceito. O professor incentiva o aluno a identificar um problema que ocorre na sua empresa e também o motivo dele. Essa iniciativa proporciona ao aluno autoconhecimento, uma vez que ele precisa avaliar suas atitudes no trabalho e identificar possíveis erros. Além disso, em todas as aulas são pedidos feedbacks dos alunos sobre o conteúdo e o professor, levando-o a refletir qual o melhor método para o conhecimento ser absorvido.

 

Musical

A inteligência musical consiste na habilidade de diferencias sons, timbres e ritmos e tons. Com o método Lexsys, os professores passam por um treinamento sobre o modo de enfatizar uma ideia, quando alterar o ritmo de fala, quando falar mais alto ou mais baixo. Você pode não ter percebido isso, mas a entonação de um professor durante uma aula faz toda diferença na absorção do conhecimento por parte do aluno, aquele professor que não altera seu timbre de voz deixa a aula monótona, por exemplo.

 

E você, consegue identificar seu tipo de inteligência? Seja ele qual for, com as aulas da Febracorp Live University suas expectativas de aprendizado serão atendidas :)

Comments

Fale com a gente no WhatsApp