Por um RH mais estratégico! Conheça 3 novas habilidades imprescindíveis para o profissional da área
Lá se foi o tempo em que o Recursos Humanos consistia em folha de pagamento, recrutamento e benefícios. Hoje a área encontra-se em um novo patamar, com um olhar mais estratégico e uma atuação fundamental dentro das empresas.
A partir da Transformação Digital, o RH pôde conquistar automação operacional, métricas tangíveis, gestão da informação e demais benefícios. No entanto, somente a adoção de tecnologias não é o suficiente para o crescimento de uma organização.
Mais do que nunca os profissionais de RH, ao lidarem com as inovações, devem estar aptos e preparados para acompanhar as mudanças e buscar implementá-las nos processos da área de forma inteligente – e não só por “modinha”.
Por isso, separamos três habilidades imprescindíveis que todo profissional de RH deve ter para se desenvolver na velocidade do mercado e crescer na carreira. Confira!
Visualizar o todo
O capital humano é um dos principais pilares para o desenvolvimento de uma organização. Mais do que nunca, o profissional de RH deve assumir uma posição estratégica, acompanhando as mudanças do mercado com participação direta na operação da empresa.
Quando a área deixa de ser tratada como um silo e participa de forma significativa nos processos, os benefícios são nítidos, como a resolução de problemas internos, aumento do engajamento dos colaboradores, recrutamento e seleção mais eficiente, entre outros. De maneira geral, a tomada de decisão traz consigo um motivo justo que explica o porquê de todas as ações.
Interpretar dados e desenvolver um olhar estratégico
O fim do RH tradicional chegou! Muitas empresas já deixaram para trás as atividades administrativas comuns e passaram a enxergar um cenário estratégico, contando com a automação de processos e otimização do tempo.
Segundo a Deloitte, 72% das empresas acreditam que a Transformação Digital seja imprescindível nas corporações. Isso quer dizer que, se sua empresa ainda não aderiu à tecnologia nas operações, ter em mente que a adoção é necessária já é um passo muito importante.
Ainda para reforçar o crescimento do segmento, segundo o relatório da Deloitte – HR Technology Disruptions for 2018 – as HR Techs atraíram mais de 1,87 bilhões de dólares em investimentos entre 2016 e 2017.
Com base nesses dados, fica a dica: o RH que você conheceu já não é mais o mesmo. Procure conhecer ferramentas, metodologias e as tecnologias – Inteligência Artificial, Big Data, etc – que têm tornado as atividades muito mais eficientes, descobrindo dados e caminhos não vistos antes.
Trabalhar com Inteligência Emocional
Ao contrário do que muitos pensam, a Inteligência Emocional serve para observarmos nossos sentimentos e, a partir deles, analisá-los e reeducá-los para um desempenho ainda melhor no mundo profissional.
No entanto, a Inteligência Emocional é um exercício diário! Da mesma forma que um psicólogo não resolve problemas para você, ela não vai te ensinar qual reação deve ter. É possível se informar com especialistas do assunto, mas é importante entender que a mudança sempre virá de você.
Na prática, são muitos os benefícios da Inteligência Emocional para o profissional de RH. É possível tomar decisões de forma mais clara, conduzir equipes mais estrategicamente – entendendo quem são seus colaboradores e como eles devem ser geridos – e, principalmente, lidar com os imprevistos do dia a dia.
Agora que você já conhece 3 habilidades imprescindíveis para um profissional de RH, por que não aprender ainda mais de forma online e gratuita? Participe do webinar nessa quinta-feira (20) e fique por dentro das expectativas para o profissional da área e como automatizar processos com a tecnologia. Clique aqui e inscreva-se!
Se você chegou até aqui, aproveite para ler também >
Comments